Nelson Cosme abordou a cooperação entre Angola e o Egipto, os projectos conjuntos no domínio da Energia, o Fórum de Aswan so.
bre o desenvolvimento sustentável e a COP-27. O diplomata considera que o reforço da cooperação com o Egipto deve assumir uma orientação política e económica ao mesmo tempo e a todos os níveis.
O embaixador valorizou o desenvolvimento das relações bilaterais com o Egipto, destacando o seu papel de liderança no apoio aos esforços de paz e estabilidade no continente africano e a sua principal contribuição para o avanço da agenda conjunta africana 2063, sob égide da União Africana.
A cooperação entre Angola e o Egipto abrange muitas áreas, pois, existem empresas egípcias a trabalharem e com projectos em Angola, como a Elsewedy, Orascom e Arab Contractors. Essas empresas contribuem para processos de reconstrução e de desenvolvimento de Angola, afirmou o diplomata.
Interesse de Angola
Angola está interessada na nova abordagem política e económica de cunho africano que o Egipto adoptou (referência à Agenda 2030 e ao Plano Director 2050) e nas oportunidades de investimentos nos domínios da indústria, energia, tecnologia de informação e mineração. Também, o país procura beneficiar da experiência egípcia na indústria farmacêutica, sobretudo na área serológica.
De referir que as autoridades egípcias forneceram a Angola equipamentos médicos diversos e vacinas contra o coronavírus, equivalente a mais de um milhão de dólares, através de empresas egípcias e do próprio Governo.
Nelson Cosme revelou a existência de projectos conjuntos no domínio da energia, fundamentados no facto de Angola ser um país produtor de petróleo e gás e que procura, presentemente, fortalecer as parcerias com o Egipto e outros países africanos, para desenvolver a sua capacidade técnica e financeira, visando o reforço do desenvolvimento do sector.
O objectivo, segundo o diplomata angolano, é atingir o desenvolvimento sustentável, especialmente nas áreas de refinação de petróleo, petroquímica e armazenamento.
Fonte: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/embaixador-anuncia-missao-empresarial-egipcia-a-angola-2/
A KHS traçou como o principal objectivo, compreender as necessidades dos clientes, fornecendo-lhes serviços que vão ao encontro das suas necessidades.